sexta-feira, 7 de março de 2014

NodeJS: Faça softwares escaláveis em javascript

O que é isso?

Node.js é uma plataforma construída baseada em JavaScript, para a construção de qualquer tipo de aplicações facilmente escaláveis ​e ​rápidas.


Node.js usa um modelo I / O baseado em eventos que o torna leve e eficiente, ideal para aplicações de grande volume de dados que são executados através de dispositivos diversos.



Mas porque eu trocaria o PHP por JavaScript?


Você não precisa trocar de linguagem. Você pode usar o NodeJS em conjunto com uma aplicação construída em PHP, Java, Ruby, Phyton, etc, ect.... De forma que sua aplicação obtenha um melhor desempenho e talvez uma melhor experiencia para o usuário. 

Todavia, existem algumas vantagens que merecem nossa atenção a respeito de desenvolver uma aplicação totalmente na plataforma NodeJS. São elas:

  • Escalabilidade é uma das suas melhores vantagens. Pois com muito pouca configuração conseguimos escalar um software em vários servidores com segurança e eficiência.
  • Se sua aplicação precisa de um serviço web(http ou https), você pode implementar o seu próprio com poucas linhas de código. Segurança não é um problema para o NodeJS.
  • O desempenho de aplicações construídas com NodeJS são extremamente superiores a qualquer tipo de interpretador, justamente por se tratar do interpretador V8 no qual o NodeJS foi baseado. Clique aqui para ver.
  • Você pode manter toda sua aplicação, tanto "back-end" como "front-end" feita somente com uma linguagem, facilitando o crescimento e desenvolvimento da aplicação, evitando transformar seu software em um Megazord(software hibrido).
  • Você vai encontrar mão de obra fácil, pois o javascript é uma das linguagens mais usadas no mundo justamente por causa dos "browsers".
  • A conexão com bancos de dados é extremamente rápida, principalmente com bancos de dados não relacionais como MongoDB.

Mas eu uso Ruby On Rails que é muito fácil e rápido, será que vale a pena trocar?


Lembrando que não precisa trocar de linguagem...

Porém existem frameworks de diversos tipos para NodeJS, inclusive alguns são baseados em Ruby On Rails. Um site que divulga vários desses frameworks e que pode te ajudar a escolher o que mais se adéqua a forma que você trabalha. O site é: http://nodeframework.com/

A melhor parte disso tudo é que a instalação de qualquer modulo ou framework para NodeJS é extremamente fácil, pois o NodeJS possui um sistema de controle de pacotes parecido com as Ruby Gems.

Mas eu trabalho fazendo jogos. No que o NodeJS pode me ajudar?


O NodeJS faz qualquer coisa! Já pensou em transformar seus jogos em MMOs?

Pois bem, apresento-lhes o Pomelo, um framework para desenvolvimento de games baseado em NodeJS.

Nossa! NodeJS é muito F#$@...

Sim e espero que fique cada vez melhor, pois pretendo estuda-lo cada vez mais e usa-lo integralmente nas minhas aplicações.

Por onde começar?

Comece usando NodeJS com o framework Express. Garanto que não vai se arrepender...
Links: 


Espero que gostem! Abração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário