quarta-feira, 19 de março de 2014

É seguro comprar pela internet?

Será que é seguro mesmo?

De forma geral, comprar na internet é seguro sim.

Se levarmos em consideração que enfrentar filas em caixas, ser assaltado no caminho da loja, bater o carro ou ser atropelado são riscos que corremos quando vamos comprar em uma loja física, então é possível acreditar que comprar do conforto do seu sofá é mais seguro.

E se crackers(hackers do mal) roubarem meus dados bancários?

Na verdade isso só irá acontecer se você for negligente com a segurança dos seus equipamentos e dos seus dados. Porém se tomar algumas medidas e precauções mínimas, a chance de isso acontecer cai para quase zero.

Quais são essas medidas e precauções?

Quanto aos equipamentos (computadores, tablets, smartphones, etc...):


Fiz um post em especifico, referente a dicas para manter seu computador/sistema em SEGURANÇA. Leia, entenda e pratique isso.

Quanto aos seus dados (números de cartão de crédito, senhas, endereço, CPF, etc...):

  1. Sempre procure saber de quem é aquele site/loja, principalmente buscando o CNPJ e razão social da loja;
  2. Verifique se existe um endereço comercial físico, isso ajuda a buscar referencias de quem já comprou no estabelecimento e consequentemente a empresa tem mais credibilidade na praça. Porém, existem algumas lojas que são somente virtuais e isso não quer dizer que não sejam idonias.
  3. Procure referencias sobre outras pessoas que já compraram.
  4. Antes de colocar informações de cartão de crédito, verifique se o site oferece conexão criptografada com o protocolo https; 
  5. Na hora de pagar, verifique se você está em um ambiente de algum gateway de pagamento como PagSeguro, PagamentoDigital, Paypal, etc. Eles normalmente ajudam a garantir a integridade da negociação entre loja e comprador.
Tendo essas regras em mente e praticando-as, certamente vai diminuir bastante os riscos ao comprar pela internet.

Estou aberto a opiniões, críticas e sugestões nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário